Torre de pisa
A Torre de Pisa é uma construção da Idade Media que se caracteriza pela inclinação. A torre possui 55,863 metros de altura em oito andares. Sua inclinação está atualmente em 3,97 graus. No interior da torre existem sete sinos, um para cada nota da escala musical. O peso estimado da torre é de 14700 toneladas. Esta situada na cidade de Pisa (região noroeste da Itália). Ela começou a ser construída em 1173, sendo finalizada em 1350. Foi projetada para abrigar os sinos da catedral da cidade.
A torre de pisa é uma obra de arte em mármore branco, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 200 anos. A construção do primeiro andar começou no dia 8 de agosto de 1173, um período de sucesso militar e prosperidade. A torre começou a se inclinar após a progressão de construção para o terceiro andar em 1178, a construção foi paralisada por quase um século, porque os Pisanos estavam envolvidos em batalhas com Genova.
Afinal, porque a Torre é inclinada?
A construção da torre de pisa começou em 1173. A partir do 3º andar, a torre entortou porque o solo por ser de areia e argila, não suportou o peso da obra. Os engenheiros fizeram paredes mais altas de um dos lados para compensar, mas a torre e afundou ainda mais por causa do peso. A torre quase desabou, em 1993 foram iniciados trabalhos de restauro e consolidação da torre, no dia 17 de julho de 2011 ela foi reaberta ao publico e agora esta inclinada e deve ficar estável (e torta) por mais 300 anos.
Curiosidades
No século XVII, Galileu Galilei teria subido na Torre para fazer experimentos sobre gravidades, derrubando diferentes objetos lá de cima.
Junto com a torre encontramos a catedral e o cemitério, que foram construídos em um período entre os séculos XI e XIV. A conjunção dessas construções pode ser interpretada simbolicamente como os três momentos fundamentais da vida, o nascimento (a torre). A vida (catedral) e a morte (o cemitério).
Foram utilizados US$27 milhões para diminuir a inclinação