0% enviado / Abra seu presente
Contexto Histórico
No Brasil, o desenvolvimento da prosa romântica é paralelo ao desenvolvimento da imprensa no país, que foi introduzida em 1808. Antes da vinda da Corte ao Rio de Janeiro, Portugal não permitia o desenvolvimento e a introdução da imprensa aqui no Brasil. A atividade passou a ser desenvolvida somente com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, que exigiu o desenvolvimento da colônia para atender ao seu de vida.
Com o desenvolvimento da imprensa, criou-se um público leitor que impulsionou um grande número de publicações em folhetins, formato que permitiu o surgimento e desenvolvimento da prosa romântica, que, ao lado da poesia, formaram toda a produção literária romântica.
Os três momentos do Romantismo:
• 1ª Geração - Nacionalista ou indianista - Os principais autores dessa geração foram: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
• 2ª Geração - Mal do século ou ultra-românico: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
• 3ª Geração – Condoreira Poesia social e libertária: Castro Alves.
Com a urbanização do Rio de Janeiro surge uma nova sociedade consumidora constituída pela aristocracia rural, profissionais liberais e jovens estudantes. Nesse cenário aparecem os romances de costumes que narram o cotidiano dos habitantes do Rio de Janeiro, os quais parecem apreciar essa literatura, que descreve seus hábitos e a sua realidade.
Autores e principais produções literárias
Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha
Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um Sargento de Milícias
José de Alencar – Para fins didáticos, as obras de Alencar podem ser classificadas em:
Romances Urbanos ou de costumes: Cinco Minutos – A viuvinha – Sonhos d'ouro – Encarnação – Lucíola – Diva – Senhora.
Romances histórico: As minas de prata– A guerra dos Mascates.
Romances Regionais: O Sertanejo - O Gaúcho
Objetivo
Apresentar um pouco do Romantismo