frewrofuse98
411 palavras
2 páginas
O QUE É?Prolapso genital é uma hérnia dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto), que deslizam para dentro ou para fora do canal vaginal. Esta doença atinge cerca de 20% das mulheres e aproximadamente 300.000 operações são realizadas anualmente nos Estados Unidos para prolapso genital. Apesar de não ser uma ameaça à vida, o prolapso genital resulta em uma alteração significativa na qualidade de vida das mulheres com esta doença.
Os órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto) são suportados por uma "rede" complexa que incluem ligamentos, músculos pélvicos, estruturas de suporte fibrosos, tecido conjuntivo e fascia que estão ligados às estruturas ósseas da pelve. À este conjunto de estruturas de suporte, damos o nome de assoalho pélvico. A maioria dos casos de prolapso genital resulta do enfraquecimento ou danos à esses tecidos de apoio, permitindo que os orgãos pélvicos “deslizem” para baixo.
CIRURGIA
A cirurgia reconstrutiva de prolapso genital é uma opção que visa fornecer suporte aos órgãos pélvicos. Em última instância, o objetivo da cirurgia é corrigir a anatomia, bem como proporcionar um melhor função do intestino, bexiga e sexual visando melhorar a qualidade de vida da mulher com esta afecção.
Há muitos diferentes procedimentos cirúrgicos e abordagens para o tratamento do prolapso. A cirurgia para correção de prolapso pode ser feito via vaginal, abdominal, por laparoscopia e/ ou robótica (quando um escopo é colocado através do umbigo). O procedimento mais adequado vai depender de qual órgão ou órgãos que estão envolvidos no prolapso, a idade da mulher, história de cirurgia pélvica anterior e se ela pretende manter seu útero. Em muitos casos, mais de um órgão pélvico esta acometido e assim uma combinação de procedimentos é necessária. Corrigir todos os defeitos do suporte pélvico é fundamental na abordagem cirúrgica para prolapso genital. No entanto, a taxa de recorrência pode chegar a 30% com abordagens cirúrgicas. Assim, os uroginecologistas estão