A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
VITOR ARAÚJO DE OLIVEIRA
RESUMO
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao desempenho dos seus colaboradores. Assim, muitas empresas investem cada vez mais no aprendizado contínuo das pessoas que nela trabalham. Este estudo busca demonstrar como a prática da educação a distância contribui para o desenvolvimento organizacional e quais benefícios ela proporciona às organizações. Tem como objetivo, a apresentação dos novos conceitos de treinamentos e desenvolvimento a partir do ensino a distância, as principais vantagens e desvantagens da adoção do método EAD nas organizações e as tendências de mercado em relação à educação à distância.
Palavras-chave: Educação à distância, Desenvolvimento Organizacional.
1. INTRODUÇÃO O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, desta maneira as organizações estão identificando e aplicando os principais métodos para se manterem em um patamar mais elevado.
Neste contexto, um dos principais métodos é a informação. Antes, essa era utilizada apenas como instrumento para a preparação do conhecimento, mas devido à revolução tecnológica, as novas tecnologias de informação hoje têm um papel de suma importância nas organizações, oferecendo dispersão e a modificação do conhecimento.
Nota-se, também, que com o avanço da tecnologia aliado à globalização, o mercado de trabalho tem exigido uma capacitação constante por parte dos profissionais. Desta forma, pode-se dizer que o ensino à distância aparece como uma estratégia para diminuir as dificuldades encontradas em relação ao tempo por parte desses profissionais bem como a redução de custos. Para tanto é essencial que as organizações tenham uma estratégia diferente para os treinamentos à distância, de forma a colaborar para a efetividade do aprimoramento constante dos profissionais (MOREIRA, 2008).
1.1 – Formulações do Problema
As empresas se deparam, cada vez