0% enviado / Abra seu presente
Nome: victor Ramos Florentino
Prof: José Júlio Rodrigues
A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Já dissemos que o comportamento das pessoas num dado momento costuma ser determinado pela sua necessidade mais intensa. Mas que acontece com a motivação de uma pessoa quando essas necessidades começam a ser atendidas? Em vez das necessidades fisiológicas, agora tornam-se importantes outros níveis de necessidades, que passam a motivar e dominar o comportamento da pessoa. E depois que essas necessidades estiverem satisfeitas, emergirão outras e mais outras, descendo na escala hierárquica.
Fisiológicas
Segurança
Social
Estima
Auto-Realização
Além das necessidades do aqui-e-agora, o homem tem a preocupação, do futuro. Conseguirá manter seus bens e/ou emprego que lhe asseguram alimento e moradia amanhã e depois? Quando a segurança de uma pessoa está em perigo, as outras coisas parecem-lhe sem importância. Isso a hierarquia de Maslow não pretende ser um esquema tipo tudo-ou-nada, mas um instrumento útil para prever o comportamento humano com maior ou menor probabi1idade. A figura 16 tenta representar como podem ser Muitas pessoas da sociedade americana atual podem ser caracterizadas por necessidades sociais ou de participação muito acentuadas, necessidades relativamente intensas de estima e segurança, sendo as necessidades de auto-realização e fisiológicas um pouco menos importantes, conforme ilustrado na figura 17.
Já outras pessoas podem ser caracterizadas como tendo satisfeito em grande parte as necessidades fisiológicas, de segurança e sociais, e seu comportamento tende a ser dominado pela necessidade de estima e auto-realização, conforme podemos ver na figura 18. Essa tendência deverá aumentar à medida que continuarem a se elevar os padrões de vida e os níveis de educação.
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS A