Designer de Interiores
CARVALHOa, Maria Luiza de Ulhôa; BADANa, Rosane; REZENDEa, Wagner
Palavras-chave: design de interiores; perímetros da profissão; modernidade líquida; design de ambientes.
Resumo:
Reflexões
iniciais
sobre
questões
que
envolvem
as
atribuições
e
potencialidades da profissão conhecida como “Design de Interiores” no contexto regional (Goiânia), nacional e internacional. A atuação profissional se concentra, em grande parte, em intervenções nos espaços internos
(residencial, comercial, institucional) e externos (paisagismo), além de desenvolvimento de produtos (mobiliário). No entanto, outras áreas como instalações urbanas, espaços efêmeros, gestão de projetos e desenvolvimento tecnológico de produtos e processos têm requerido a atuação de designers.
Este último item tem gerado controvérsias no meio acadêmico local, tornandose necessário a sua abordagem. O objetivo da pesquisa é investigar o contexto da atuação profissional do designer na sua especificidade e abordar algumas questões relacionadas no ciclo de palestras e debates que o projeto de extensão, intitulado conforme o presente artigo, se propõe a realizar no segundo semestre de 2011.
Introdução:
Esse texto aborda o projeto de extensão “Além dos limites do Design de
Interiores”, cuja elaboração foi motivada pela revisão do Projeto Político
Pedagógico do Curso (PPC) de Design de Interiores (DI) da Faculdade de
Artes (FAV) da UFG (FROTA; BORGES; SHAUD, 2006). O projeto parte da demanda para esclarecer a divergência de opiniões dos acadêmicos do curso de design de interiores quanto às atribuições e aos limites da profissão.
Paralelamente, a revisão do PPC está viabilizando a possibilidade de idealizar uma proposta que conjectura integrar as opiniões divergentes e propiciar uma
Resumo revisado pelo Coordenador da Ação de Extensão e Cultura código FAV 194: Profª Maria Luiza de
Ulhôa Carvalho.
produção artística e