Linguagem humana
Na formação inicial dos professores, entendemos por resenha aquelas solicitadas pelos professores com o atividade são necessárias para a formação profissional, pois promovem a aquisição de novos conhecimentos”; [...] “desenvolvem a capacidade linguística, o senso crítico e a autonomia de pensamentos e opiniões.” Além disso, “[...] aprimoram e ampliam os conhecimentos, a cultura; aperfeiçoam a escrita e promovem a criticidade e a autonomia de pensamentos e opiniões, melhorando a formação” e “[...] proporcionam o saber científico para a pesquisa”.
Logo, na esfera universitária, a resenha é uma oportunidade para que, ao mesmo tempo, os acadêmicos tenham acesso à aquisição de conhecimentos através de leituras e exercitem a produção de conhecimentos através da escrita. É o exercício de leitura e escrita que possibilita ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades como descrever, argumentar, discutir, assumir posicionamentos acerca de textos e livros de sua área de estudo, promover a reflexão e o diálogo com leituras realizadas durante a formação, assim, desenvolvendo a capacidade de atuar crítica e ativamente na comunidade acadêmica.
Assim sendo, ao se estabelecerem as condições de êxito para essas resenhas, é preciso estabelecer que sua finalidade primordial: demonstração da capacidade de leitura compreensiva e escrita crítica-valorativa sobre o texto resenhado. Além disso, são também considerados outros fatores e valores relevantes como motivação para a leitura do texto.
Finalmente, quanto à organização textual, as resenhas devem apresentar características estruturais peculiares, conforme afirma Motta-Roth (2001), já que, caso contrário, enquadrar-se-iam em outro gênero. Contudo, isso não impede que as resenhas incluam, também, o cruzamento de outros interesses discursivos e papéis sociais.
É possível, assim, propor uma nova estrutura de organização da resenha produzida em uma