Teletrabalho
Características do teletrabalho
-----------------------------------------------------------------
O que é que Natura e a Siemens têm em comum? Serviços de classe Mundial? ISO 9000, ISO 14000? Uma linha de serviços competitivos? Excelente atendimento ao cliente? Tecnologia avançada? Não necessariamente nenhuma dessas razões, mas sim o fato de serem empresas que implantaram, com sucesso, o processo de teletrabalho, utilizando recursos tecnológicos nas áreas das telecomunicações e informática.
Vale salientar que o uso das telecomunicações no teletrabalho não é considerado algo totalmente inovador, pois, segundo Joel Kugelmass, há indicadores do seu surgimento nos Estados Unidos em 1857, na companhia Estrada de Ferro Penn. Nesta época, a empresa usava o seu sistema privado de telégrafo para gerenciar o pessoal que estava distante do escritório central, ao ser delegado aos funcionários o controle no uso de equipamento e na mão de obra. Em outras palavras, a organização seguia o fio do telégrafo e a empresa acabou por transformar-se num complexo de operações descentralizadas.
Logo, o que realmente é novidade nesta área da organização do trabalho, tanto no setor público quanto no privado, e, independente do tamanho da empresa, são as redes de telecomunicações, de custo razoável e com alta performance organizacional, que se tornaram parceiras constantes e fundamentais na gestão das organizações bem sucedidas.
A partir dos sistemas de informações e de comunicações ocupando a distância física entre os empregados de uma mesma organização e entre os empregados e os clientes, verifica-se a necessidade de se identificar as novas fronteiras do que se entende por local de trabalho.
De fato, a “área” física onde se tradicionalmente trabalha não é mais uma entidade tangível e com fronteiras bem definidas, baseadas em regras e observação visual do processo de trabalho.
Nesta linha de raciocínio temos agora, dentro desta visão ampla e integrada, os processos