Linguagem humana
1 – Início
2 – Componentes dos Grupos
3 – Ler o slide e acrescentar “O mais interessante é o que significa para uma palavra ou frase significar alguma coisa. Por que as expressões têm os significados que têm? Como uma expressão pode ter o mesmo significado de outra? E, principalmente: qual o significado de "significado"? A pergunta "qual o significado do 'significado'?" não tem uma resposta óbvia.”
4 – Só ler o slide
5 - Só ler o slide
6 – Só ler o slide
7 – Só ler o slide
8 – Só ler o slide
9 – Só ler o slide
10 – Só ler o slide
11 – Só ler o slide
12 – Ler o slide e acrescentar “É fácil explicar como falamos sobre o que é, existe ou acontece. Se o céu está azul, e dizemos "o céu está azul", o que dizemos é verdadeiro, pois se relaciona de maneira adequada com a cor do céu, o estado de coisas. Mas se o céu está azul, e dizemos "o céu não está azul", o que dizemos é falso, e aqui temos um problema, pois o que dizemos não se relacionada a nada. Se não se relaciona a nada, então não se relaciona, pois o nada não é nada (coisa alguma, ou, mais adequadamente em filosofia, ente físico ou ideia alguma), e não pode ser o elemento de uma relação. E, no entanto, falamos muitas coisas que não são, ou são falsas.”
13 – Ler o slide e acrescentar “Tal teoria deu origem ao nominalismo, na Idade Média, mas há influência aristotélica também na posição oposta, o realismo sobre os universais.”
14 – Só ler o slide
15 – Só ler o slide
16 – Ler o slide e acrescentar “A filosofia é muito mais uma atividade puramente verbal do que uma ciência que reúne e coligem fatos sobre reações químicas, estruturas sociais ou formações rochosas.”
17 – Só ler o slide
18 – Só ler o slide
19 – Só ler o slide
20 – Só ler o slide
21 – Só ler o slide
22 – Só ler o slide
23 – Só ler o