Resumo e resenha
RESUMO E RESENHA
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
Os gêneros textuais são objeto de grande interesse por parte dos Professores de Língua Portuguesa. Entre a grande variedade dos gêneros, estão dois que especialmente geram confusão entre os estudantes: Resumo e Resenha. Freqüentemente solicitados no meio acadêmico, porém constantemente confundidos, serão objeto de estudo nesta pesquisa. Como referencial teórico, é utilizado o livro “Praticas de escrita para o letramento no ensino superior” de Hartmann e Santarosa (2011).
2.0 GÊNERO RESUMO
O resumo sempre discorre de forma impessoal, tratando-se da síntese das idéias do autor. Não deve conter a opinião de quem o produziu, muito menos ser fragmentado. Deve possuir coesão (harmonia entre os elementos do texto) e coerência (união entre as partes do texto, que promove a compreensão do texto). Segundo Hartmann e Santarosa “são todas as produções destinadas a sintetizar as idéias encontradas em outros textos, chamando-se, por isso, resumos”, e ainda são “o resultado do esforço de condensar, de forma fiel, as idéias desenvolvidas em outros textos” (p. 139). Ainda baseando-se na obra de Hartmann e Santarosa, fica claro que o resumo tem a função de divulgar, explicitar a idéia central, condensar informações e demonstrar informações de determinada obra (p. 140). Vale lembrar que não existe apenas um único procedimento a ser seguido, porém, para que haja sucesso na produção de um resumo, devemos seguir determinadas fases de produção, orientadas por Hartmann e Santarosa:
A- Leitura e Compreensão: Neste momento, o autor do resumo deve atentar a obra original. Em primeiro momento, deverá pensar hipoteticamente sobre as informações que encontrará na leitura, principalmente nos casos onde o nome do autor fica fortemente associado as suas idéias. Depois disso, deverá fazer uma ou mais leituras, com o objetivo de identificar as idéias mais explicitas. Deve-se