dilemas moris
Tema e problema: descritos de forma concisa e organizada, demonstrando quais as escolhas possíveis apresentadas no dilema moral sobre a mentira e porque ele se configura como um dilema.
Na situação apresentada o homem tem a opção de pedir dinheiro emprestado para suprir suas necessidades financeiras, mesmo sabendo que não conseguira paga, porém terá de mentir para atingir seu objetivo, caso contrário não conseguira seu dinheiro emprestado.
O ato de mentir por si só não é ético, pois o homem fara isso em benefício próprio, o que não se encaixo com as teorias éticas de Kant.
Teoria e os argumentos da posição assumida: apresentar a escolha assumida como resposta ao dilema moral (ética do dever ou da utilidade) e os argumentos teóricos que fundamentam essa escolha.
Segundo Kant devemos sempre proceder de maneira que a ação tomada pudesse ser feita por todas as pessoas, Mentir não e ético, pois não pose ser universalizado, segundo kant somente será considerado ético e o ato em que eu entenda que minha máxima se torne uma lei universal onde meu ato possa ser feito por todos. E um mondo onde todos pedem dinheiro e não pagam seria um verdadeiro caos.
Teoria e os argumentos contrários à posição defendida: indicar quais os argumentos da outra perspectiva ética não contemplada pela sua escolha (ética do dever ou ética da utilidade), de acordo com os referenciais
Porém na situação proposta existem situações ocultas que podem mudar a avaliação, pois não justiça quais os motivos pelo qual ele está em graves necessidades financeiras. Acredito que a negociação deste empréstimo devia ser tentada de forma a explicar as causas, como por exemplo o fato de doenças em um familiar e altos custos médicos.
Conclusão refutar os argumentos contrários e confirmar o que foi assumido: Aqui você deverá responder e refutar os argumentos