carnes
FACULDADE DE VETERINÁRIA
PRINCIPAIS BACTÉRIAS PRESENTES EM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR
ALIMENTOS (DTAs)
Autor: Carlos Eduardo de Toledo Pires
PORTO ALEGRE
2011/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE VETERINÁRIA
PRINCIPAIS BACTÉRIAS PRESENTES EM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR
ALIMENTOS (DTAs)
Autor: Carlos Eduardo de Toledo Pires
Trabalho
apresentado
como
requisito parcial para graduação em Medicina Veterinária
Orientador: Guiomar Pedro Bergmann
PORTO ALEGRE
2011/2
RESUMO
As doenças transmitidas por alimentos ocorrem quando uma pessoa contrai uma enfermidade devido à ingestão de alimentos contaminados com microrganismos ou toxinas indesejáveis. Essa condição é frequentemente denominada como toxinfecção alimentar.
Muitos casos de enfermidades causadas por alimentos não são notificados, pois seus sintomas são geralmente parecidos com gripes. Os sintomas mais comuns de doenças de origem alimentar incluem dor de estomago, náusea, vômitos, diarréia e febre.
As toxinfecções alimentares de origem microbiana têm sido reconhecidas como o problema de saúde pública mais abrangente no mundo atual, causando um impacto econômico negativo, acarretando grandes perdas econômicas para as indústrias, para o turismo e para a sociedade. Os perigos, quando de natureza microbiana, decorrem não apenas de enfermidades transmissíveis ao homem pela ingestão de alimentos infectados (ou por simples contato com as fontes de contágio), mas também devem-se às toxinfecções alimentares.
A atenção na área de segurança alimentar sempre se faz necessária devido ao perigo causado pelas doenças transmitidas por alimentos em frente à saúde pública. Melhorias nos métodos de processamento de alimento e a conscientização a respeito da saúde alimentar de todos os envolvidos na cadeia de produção de alimentos certamente reduziriam a incidência das doenças de origem alimentar.
Práticas