Resenha jardineiro fiel
Felipe Veloso Ramos de Queiroz
Disciplina: Bioética
"O Jardineiro Fiel"
Salvador
2012
Resenha do filme
"O Jardineiro Fiel"
O filme "O Jardineiro Fiel" narra a história de Justin Quayle um sossegado diplomata britânico tem como hobby o cultivo de jardins como forma de desvencilhar dos problemas cotidiano e casado com Tessa, uma ativista social voltada para defesa dos direitos humanos e com personalidade totalmente oposta a do marido. Transferidos para o Quênia, uma país assolado pela miséria extrema e por doenças como o HIV, ela se dedica ao controle do vírus HIV no país, mas por detrás dessa atividade ela tentava desvendar uma "máfia" de laboratórios que atuava no país e aproveitando-se da ignorância da população realizava experiências com diversos medicamentos danosos a saúde, usando-os como cobaias e causando a morte de muitas vítimas. Tessa acaba formando um dossiê sobre o caso e demonstrando a intenção de denunciar a situação a Organização das Nações Unidas (ONU) torna-se alvo dessas perigosa e poderosa organização farmacêutica e acaba assassinada.
A trama demonstra a cobiça na qual seres humanos são usados em experiências monstruosas que visam o enriquecimento de empresas que ignoram a bioética quando ao invés de simplesmente fazerem o bem, aproveitam-se do estado de necessidade da população em busca de cura para a AIDS e são obrigados a aceitarem o medicamento fornecido pela indústria farmacêutica, que teoricamente seria indicado para Tuberculose juntamente com o remédio para combate da Aids. Mesmo sabendo do risco e dos efeitos colaterais trazidos pelo medicamento a empresa continuava a fornecê-los pois haveria custo elevado para mudar a composição destes. Do mesmo lado estaria o governo queniano agindo em conivência com as empresas britânicas que exploravam as fraquezas de seu país.
Quando então Justin descobre a trama na qual estava envolvida sua esposa e que tudo isso passava a um palmo de seu nariz, ele corre numa