Resenha jardineiro fiel
A obra literária O jardineiro Fiel (The Constant Gadener, Jonh Le Carré, 2001) que inspirou o filme de mesmo nome, foi lançado em 2005 e dirigido por Fernando Meireles (Cidade de Deus). A trama conta a história de Justin Quayle um diplomata britânico que vive no Quênia, junto com a esposa Tessa assassinada misteriosamente.
The Constant Gardener apresenta a trajetória de Justin Quayle, um diplomata britânico lotado em Nairóbi, no Quênia, que decide investigar as razões do assassinato de sua esposa Tessa, uma ativista de direitos humanos.
No início, o interesse de Justin em jardinagem, aparentemente, é maior do que aquele pelos acontecimentos a sua volta. Escalado para substituir um colega em uma palestra, ele conhece e acaba se apaixonando por Tessa, após um breve desentendimento entre ambos devido à política externa britânica. Justin é tranferido para a África e casa-se com Tessa, que por não conseguir controlar seu idealismo acaba por ser bastante criticada pelos colegas de Justin. Numa viagem a trabalho, Tessa é assassinada em condições muito suspeitas e todos tentam fazer Justin acreditar que ela o traía com Arnold, um médico que trabalhava junto com ela.
Ao persistir na investigação do assassinato de sua esposa, mesmo recebendo ameaças e "avisos" de amigos, Justin descobre-se em meio a uma teia de revelações mais profunda: sua esposa estava envolvida numa investigação sigilosa sobre uma conspiração internacional envolvendo governos e multinacionais do setor farmacêutico e testes de medicamentos em seres humanos. Segundo a investigação, sob o pretexto de ajudar a prevenir a disseminação da AIDS e distribuir gratuitamente medicamentos para seu tratamento no Quênia, uma grande empresa testava um novo medicamento contra a tuberculose e ocultando, pela manipulação dos testes, seus severos efeitos colaterais.
Após planejar como trazer a público a informação sobre todos os envolvidos no caso, Justin prepara-se para enfrentar seu