Resenha Jardineiro Fiel
Uma das cenas que mostra a autonomia sendo ferida é quando uma mãe quer curar o seu filho da AIDS, mas como ela própria já havia se recusado a fazer os testes (que eram perigosos) para a tuberculose, o pedido da mãe foi negado. E é justamente nessa cena que podemos observar que as pessoas estavam cientes de sua participação na pesquisa.
Outro princípio da bioética ferido é a beneficência, pois as empresas farmacêuticas não pretendem gastar mais dinheiro retornando aos laboratórios para um melhoramento da droga. Para eles as vidas humanas perdidas em troca de tempo e dinheiro vale a pena.
A maleficência é comentada no filme quando mostra a irresponsabilidade dos danos que estão por vir com o uso da droga contra tuberculose naquele povo frágil. E por mais que se descubra a cura para esta doença, este povo não conseguirá ter alcance para a realização do tratamento.
Há alguns problemas bioéticos bem visíveis no decorrer do filme, como a propina de 800 dólares que Justin oferece ao piloto do avião para levar junto uma menina que, como todas as outras pessoas comuns daquela terra, estavam proibidos de entrar. Outro problema é quando Tessa rouba a carta de retorno sobre o relatório enviado à Sandy, sendo que a mesma tinha prometido não fazer tal ato quando afirmou que guardaria a carta na gaveta.