Resenha de O Jardineiro Fiel
Título original: The Constant Gardener
Lançamento: 2005
Direção: Fernando Meirelles
Elenco principal: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Daniele Harford, Danny Huston.
O filme conta a história de um diplomata britânico, Justin que conhece e se apaixona por Tessa, uma ativista de causas humanitárias. Os dois se conheceram em um congresso, onde ele é questionado por ela. Após isso, se aproximam, apaixonam-se, casam-se e ela engravida. Devido a uma proposta de trabalho se mudam para a África.
Na África, Justin continua com seu trabalho diplomático enquanto Tessa se envolve em causas humanitárias e trabalha ao lado do médico Arnold. O seu envolvimento com essas causas a faz notar que algo estranho acontece, levando-a, a uma investigação sobre a presença de indústrias farmacêuticas no Quênia. Na investigação Tessa observa que muitas pessoas têm morrido logo após ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes não é revelada, levando a crer que uma empresa farmacêutica tem usado pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, mas as pessoas que tomam os remédios são enganadas para qual fim é usado o remédio.
Tessa consegue juntar documentos que expõe as ações que estão acontecendo para a ONU, o que a faz ser assinada. Quando Justin volta da viagem a trabalho é avisado do assassinato de sua esposa e retorna à África para reconhecer o corpo. Devido aos mistérios da causa da morte ele decide investigar. Com isso descobre o trabalho que sua esposa vinha desenvolvendo e decide ir atrás de informações para terminar o dossiê. Consegue as provas e entrega as autoridades por meio de um amigo. Após a sensação de dever cumprido decide retornar ao local onde sua esposa foi assassinada com a intenção de se suicidar, porém é assassinado antes provavelmente pela mesma pessoa que matou sua mulher.
Observamos no filme que ocorrem vários conflitos éticos, como em relação ao teste de