Trabalho de Química Orgânica
653 palavras
3 páginas
Introdução A baunilha é uma planta originária das regiões tropicais do continente americano e, além de ser utilizada como planta ornamental, ela está diretamente ligada ao sabor dos alimentos, pois é utilizada mundialmente como aromatizante de sorvetes, bebidas e produtos de confeitaria. Podemos citar até mesmo sua utilização, em pequena escala, como planta medicinal. Em relação a sua composição química, a baunilha é composta por ácidos, açucares, álcool etílico, ceras, cinamato, eugenol, fermentos, furfurol, gorduras, mucilagens, resinas, taninos e a vanilina . Esta, por sua vez, é um dos principais componentes da baunilha, é responsável pelo aroma da mesma. A vanilina, ou 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído, ou ainda aroma de baunilha como é popularmente conhecida, será a molécula utilizada como principal alvo de estudo deste trabalho. Nas próximas páginas serão detalhados aspectos como teoria estrutural e estereoquímica de tal molécula.
1 Desenvolvimento
A vanilina é extraída tradicionalmente de frutos de algumas orquídeas da espécie Vanilla, e isso faz com que tal planta seja a única que desperta o interesse comercial além do âmbito ornamental.
Conhecida como aroma de baunilha, a vanilina é um dos sabores mais importantes no meio alimentício, pois causa um efeito benéfico no sabor dos alimentos. Apresenta-se como um composto cristalino de coloração esbranquiçada, de fórmula molecular C8H8O3 e, de acordo com a nomenclatura IUPAC, denominada como 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído. É, também, solúvel em éter, álcool e clorofórmio.
Vanilina
Através da fórmula estrutural da vanilina, podemos perceber em sua composição a presença dos grupos funcionais: fenol, aldeído e éter.
A vanilina possui um caráter antimicrobiano, podemos relacionar esta característica ao grupo fenol encontrado em sua composição, pois os fenóis apresentam ação bactericida.