Trabalho quimica organica
Este experimento tem como objetivo verificar os pontos de ebulição de dois líquidos puros.
Fundamentação Teórica
Destilação simples é um procedimento de vaporização e condensação comumente usado para separar os componentes de uma mistura líquida ou solução de uma substância não volátil (tal como um sólido, p. ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possui (em) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80°C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível – é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz. Por exemplo, se colocarmos um pouco de água do mar em um frasco de destilação, e levarmos a ferver, os vapores da solução passam através de um condensador, onde são resfriados, passando a líquido e fluindo para um frasco receptor. Uma vez que somente os componentes voláteis são vaporizados, os materiais não voláteis ficam coletados no frasco da destilação; este resíduo consistirá de sais de água do mar. A fim de separar esta mistura de sais, vamos recorrer aos métodos de precipitação química, que utilizam as diferentes propriedades químicas dessas substâncias, ou usar os procedimentos de cristalização, que envolvem as propriedades físicas dos sais.
Ainda no Brasil Colônia, um processo bastante conhecido e apreciado de destilação era largamente empregado. A aguardente de cana, produto obtido após a destilação do caldo de cana de açúcar fermentado, servia até como moeda para a compra de escravos.
Éter petróleo
É uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtém na destilação do petróleo. A sua composição pode variar, e o seu ponto de ebulição varia 30 - 60°C. É utilizado como solvente em laboratório, nas indústrias, nas tinturarias, em lavagens a seco, como desengraxante e na remoção de adesivos.
Éter propílico
Álcool isopropílico e