Trabalho de quimica organica
Fenóis
1- Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila ligado diretamente ao anel benzênico. Os fenóis são pouco solúveis em água, encontram-se no estado sólido e são incolores.
2- A principal característica dos fenóis é a ação antibacteriana e fungicida, e justamente por isso causou uma revolução por volta do ano de 1870, nessa época foi usado como anti-séptico e salvou muitos pacientes de mortes causadas por infecção pós-operatória. Aliás, o fenol foi o primeiro anti-séptico a ser comercializado.
3- O fenol, o qual recebe o nome da função, ou ainda ácido carbólico, ou ácido fênico ou hidroxibenzeno, é constituído pela presença de uma hidroxila ligada a um anel aromático, com fórmula molecular de C6H5OH.
4- A formação da reação do hidroxi-benzeno com cloreto de metila é metóxi-benzeno
Éteres
1- Os éteres são aplicados também na indústria, como solvente de tintas, óleos, resinas, graxas, em razão da propriedade que possui de dissolver esses compostos.
2- O éter etil-isopropílico reagindo com ácido iodídrico formará o Propanol e cloro-etano.
3- Os éteres são pouco reativos, em virtude da grande estabilidade das ligações C-O-C. No entanto, os éteres são altamente inflamáveis, exigindo cuidado na sua manipulação. Além disso, em contato com o ar, as maiorias dos éteres alifáticos transformam-se em peróxidos instáveis. Embora, se encontrem em baixa concentração, esses peróxidos são muito perigosos, pois podem dar origem a explosões violentas durante as destilações que se seguem às extrações com éter. A presença de peróxido pode ser identificada pela adição de sulfato ferroso e tiocianato de potássio. O peróxido oxida o ferro II a ferro III, o qual reage com o íon tiocianato, produzindo um complexo de coloração vermelho-sangue característica. Essa é também uma maneira de eliminar o peróxido, pois ele é reduzido pelo íon Fe2+. Também se pode eliminar o peróxido destilando o éter com ácido sulfúrico concentrado.
Álcoois
1- Na reação