TRABALHO DE QUIMICA ORGANICA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS
BLUMENAU
2014
ACADÊMICA: OHANA SILVA DE SIMAS
COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Química Orgânica IV, pertencente ao Curso de Engenharia Química do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Prof. Edésio Luiz Simionatto
BLUMENAU
2014
INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho irei relatar sobre os Compostos Orgânicos Voláteis, isto é, representados pela sigla VOC’s, são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre 50 e 260 ºC. São considerados poluentes perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos. Portanto, a inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo. Por fim, será abordado seu conceito, as formas de geração, a toxicidade, as estruturas e nomes dos mais tóxicos, a legislação sobre as emissões e a remediação.
Conceito
Compostos orgânicos voláteis (COVs) são compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera, isto é, compostos orgânicos voláteis podem ser definidos como substâncias orgânicas, cujas pressões de vapor à temperatura ambiente são maiores que 0,01 psia (70 Pa, 0,5 mmHg) e os pontos de ebulição são inferiores a 260oC.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) define COV como qualquer composto orgânico que participa em uma fotorreação; outros acreditam que tal definição é muito abrangente e vaga pois compostos orgânicos não voláteis (no sentido de vaporizar sob condições normais) podem ser considerados voláteis por esta definição da EPA. O termo pode se referir