geografia
Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais , tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar , em contraste com a agricultura com a agricultura patronal – que utiliza trabalhadores contratados , fixos ou temporários em propriedades médias ou grandes .
Para ser agricultor familiar a gestão e os lucros é fundamentalmente à família , os membros da família vivem na unidade produtiva , os responsáveis pelo empreendimento estão ligados entre si por laços de parentesco .
Temos que romper com a identificação automática entre agricultura familiar e pobreza ela não pode ser tomada como sinônimo de pequena produção .
Um trecho da Rio+20 :
“A Rio+20 deverá tratar com particular atenção o papel da agricultura familiar, que, na maioria dos países em desenvolvimento, é responsável por grande parte da ocupação no setor rural e da produção agrícola. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menor uso de insumos industriais, o uso sustentável dos recursos genéticos e a agroecologia. A agricultura familiar pode constituir exemplo da prática do desenvolvimento sustentável quando for ambientalmente adequada, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente apropriada.” (Documento de Contribuição Brasileira à Conferência Rio+20, p. 16, 2011) .
4
AGRICULTURA PATRONAL
O modelo de agricultura patronal é o modelo que se opõe diretamente ao modelo de agricultura familiar . Se , no modelo familiar a agricultura se volta mais fortemente para o consumo próprio , fazendo parte de um cultivo privado e dentro do círculo de familiares , com apenas o excedentes que não foi consumido sendo vendido para outros , a agricultura patronal é exatamente o contrário : ela está completamente voltada para o lucro e para a produção , gerando venda de seus produtos .
Especificando a agricultura patronal