resenha reflexões sobre a arte
Alfredo Bosi tenta definir o que, afinal, é a arte sob a visão da construção, conhecimento e expressão. Alfredo Bosi não só faz esse livro de uma forma que seus leitores não se percam diante da detalhes que formam a obra de arte, como também fala e pensa sobre as difíceis questões que envolvem esse tema.O escritor se refere à concepção de arte,com o objetivo de levar o leitor a aproximar-se de um conceito mais completo da arte e do seu ensino,destacando a arte como conhecimento, como construção e como expressão.
Em nossa sociedade,se dermos limites a arte e o seu ensino com a conceituação “Arte é”, limitaremos também seu objetivo na vida das pessoas. É necessário caminhar para uma análise : o que não é arte, o que pode ser, buscar métodos para pesquisar, para ensinar... E assim levar os educandos, que entrarem em contato com a arte, a vivenciar experiências.“Experiência estética é a experiência que temos frente a um objeto ao senti-lo como belo”. (DUARTE JR, 1986, p.9)
Nós costumamos criar uma oposição entre emoção e razão, subjetividade e objetividade, afetividade e cognição... E assim separamos também arte e ciência. A arte apenas como forma de expressão, de lazer, algo que se propaga, de contemplação, como objeto de contemplação, na escola, como apoio às outras matérias e, a ciência como única capacitada de desenvolver conhecimentos. É necessário pensar sobre estas questões que colocamos como antagônicas, ver que existe um equilíbrio entre elas e assim superar questões do tipo: Arte te que ser bela, Arte é contagiante, Arte é liberdade de expressão, Arte é interdisciplinaridade, Arte é objeto de contemplação.Debatendo estes conceitos,Bosi busca superá-las e assim ir a uma concepção que considere a Arte como saber cognitivo(via de conhecimento), carregada de qualidades e conteúdos próprios, capazes de trazer de volta a totalidade do ser humano, que graças a