Resenha Imigração e Identidade
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - SHLA
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA E DINÂMICAS DA CULTURA
REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE IMIGRAÇÃO E IDENTIDADE
BASEADAS NA ANÁLISE DO DOCUMNETÁRIO UM PASSAPORTE
HÚNGARO E DO TEXTO AS IDENTIDADES DOS IMIGRANTES E O
IGRANTES
MELTING POT NACIONAL
GUSTAVO ALEXIS HINZ
CURITIBA, MAIO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende analisar, sucintamente, a questão da imigração e identidade nacional, baseada no documentário Um Passaporte Húngaro
(Kougt, S., 2002) e no texto As identidades dos Imigrantes e o Melting Pot
Nacional (Seyferth, G., 2000, in Horizontes Antropológicos, v. 14, pp. 143-176).
Para tal, primeiramente, será apresentada uma breve sinopse do documentário e, em seguida, uma discussão acerca das idéias apresentadas no texto supracitado. Por fim, serão tecidas algumas considerações sobre a questão da imigração e a identidade nacional.
2. DOCUMENTÁRIO: "UM PASSAPORTE HÚNGARO"
O documentário mostra a diretora e protagonista, Sandra Kougt,
na
tentativa de conseguir um passaporte húngaro em meio à burocracia estatal, tendo como pano de fundo das filmagens todo o processo para conseguir o documento. Sendo a diretora/protagonista, neta de húngaros, ela tenta conseguir informações, nem sempre certas, de como e o que precisa para conseguir a nacionalidade dos seus avós, sobretudo no intuito de adquirir cidadania européia.
Durante o processo para adquirir o passaporte, a diretora/protagonista vai ao consulado da Hungria em Paris, no Brasil e busca junto à funcionários dos arquivos e registros oficiais no Brasil e na Hungria a fim de provar a nacionalidade dos seus avós. Neste contexto, descobre a dificuldade burocrática de conseguir os documentos que necessita, sendo que muitas vezes recebe informações diferentes e controversas dos funcionários de cada órgão, muitas delas dizendo que não é possível conseguir tal passaporte.
Além