emile durkhein
Em seu livro As formas elementares da vida religiosa (1912), Durkheim expôs sua famosa teoria da religião e previu o crescimento de formas religiosas individualizadas. O presente artigo revisita o conceito de religião em Durkheim e verifica sua atualidade e possibilidade de aplicação nos estudos da Nova Era e das novas espiritualidades em geral. Tratando a religião como um constructo social, o texto enfoca as mudanças que resultam nos condicionantes sociais atuais e garantem as formas subjetivas da vida religiosa.
Texto Completo: PDF
Chamada para o v. 28-2 Equivalente ao v. 28, n. 47
A nossa revista convida a pesquisadores de religiões em geral a enviarem seus artigos para as seções de temas livres, para o dossiê e resenhas do número do segundo semestre de 2014. A data limite para postar os artigos e resenhas é: 15 de agosto de 2014. O tema para o dossiê desse número é: RELIGIÃO E GLOBALIZAÇÃO. Tempos a satisfação de comunicar que esse dossiê será organizado pela colega, Profa. Dra. Cristina Castro da Universidade Federal de Minas Gerais.
Veja a seguir a chamada para o DOSSIÊ:
Chamada para o dossiê Religião e Globalização
Coordenadora: Cristina Maria de Castro
A relação entre religião e globalização constitui uma das temáticas mais efervescentes da atualidade. A globalização, pensada muitas vezes em termos puramente econômicos e políticos, tem implicações culturais importantíssimas e o estudo do fenômeno religioso tem sido um dos maiores contribuintes para a compreensão desta faceta do chamado "encolhimento do mundo". Aliada ou adversária da globalização, a religião transforma e é transformada na era global. Religiões se valem da porosidade das fronteiras do Estado-Nação para alimentar, em uma escala jamais vista, identidades coletivas transnacionais. Ao mesmo tempo, são utilizadas localmente para demarcar a diferença, a singularidade e afastar o perigo da "homogeneização cultural ocidental". Seja através da imigração, do trabalho