Economia
Administração 1B/2013
CRISE EUROPÉIA
INTRODUÇÃO
A Comunidade Européia vem sendo construída desde 1957, desde a segunda metade da década de 40 e até o início da década de 50, a Europa encontrava-se á beira do abismo, e mesmo depois do final da Segunda Guerra Mundial os antigos adversários se encontravam longe da reconciliação. A Europa encontrava-se totalmente destruída, tanto política como economicamente. Havia a necessidade de soerguimento das nações européias. Winston Churchill então primeiro ministro britânico foi o responsável pelo primeiro passo da reconstrução da Europa. Foi ele que em 1946 através de um discurso em Zurique na Alemanha conseguiu a reconciliação entre a França e a Alemanha, reconciliação crucial para reconstrução da Europa. Em 1947, foi apresentado o plano Marshall, onde os Estados Unidos da América ofereceram através do plano ajuda financeira para a reconstrução da Europa, o que contribuiu para a concretização da idéia de se criar um ambiente que aproximasse novamente os países europeus, fortalecendo-os política e economicamente.
A Europa encontrava-se devastada, totalmente quebrada, desde a falta de empregos, às cidades e campos destruídos e a economia indo de mal a pior, a ajuda financeira dos Estados Unidos que de outro lado se saiu muito bem com todo o período de guerra, foi muito bem aceita, essa “ajuda” seria para financiar o crescimento dos países afetados.
Com a criação da Organização Européia de Cooperação Econômica, a Europa que agora poderia contar com os recursos financeiros oferecidos pelos americanos, conseguiu se reconstruir rapidamente, entrando numa era de prosperidade. Em 1948 com o Tratado de Bruxelas, a necessidade de defesa ditou as regras iniciais para a instituição de uma organização, esta organização se desenvolveu e como conseqüência contribuiu fortemente para o surgimento da União Européia.