Resenha homem belo
Prof.: José Edson
Aluna: Denise Ribeiro Soares
Artigo: Como ser Homem e Ser Belo? Um Estudo Exploratório sobre Práticas Masculinas de Consumo de Beleza
Autoria: Olivia de Almeida Fontes, Fernanda Chagas Borelli, Leticia Moreira Casotti
R E S E N H A
O artigo relata um estudo exploratório sobre os hábitos masculino de consumo de produtos e serviços de beleza, e busca compreender este consumidor refletindo sobre padrões estéticos e práticos relacionados à beleza masculina. O estudo realizado na cidade do Rio de Janeiro com 10 jovens entre 20 e 35 anos de idade, de classe média alta. São poucos os estudos brasileiros encontrados que tratam do consumo masculino de produtos e serviços de beleza
Homens parecem ainda desconfortáveis com associações de elementos femininos à imagem masculina, o que faz com que rejeitem marcas ou produtos. (Elliot e Elliot, 2005).
Mulheres parecem ter menos receio em adotar comportamento tradicionalmente associados ao sexo oposto, enquanto homens são avessos a cruzar as fronteiras de gênero, e por isso impõe a si mesmos, e também à mulher, rígidos padrões de comportamento. (Trevisan, 1998).
Segundo o estudo os homens entrevistados parecem ver a beleza como facilitadora das relações sociais e amorosas; mas o sucesso profissional e a inteligência são mais importantes do que o corpo como capital (Goldenberg, 2000) e eles declaram que a sociedade impôs isso ao homem, ele não precisa ser bonito, pois, ele é homem!
Contribuição da Literatura
Relação entre Gênero & Consumo
O indivíduo procura adotar hábitos de consumo que tradicionalmente estão associados ao seu papel social ou ao seu papel de gênero (Solomon, 1983).
Segundo (Ramos, 2000), estaríamos vivendo na atualidade uma flexibilidade, pluralidade, heterogeneidade e incertezas quanto a masculinidade tradicional.
Goldenberg (2000) aponta para uma relativização dos estereótipos de gênero masculino, como homem provedor, forte, chefe de