Resenha do livro " o homem que calculava".
CURSO DE ENGENHARIA – 1º B
WILIAM MARQUES RA: 6814012563
O HOMEM QUE CALCULAVA
BELO HORIZONTE
ABRIL DE 2013
WILIAM MARQUES RA: 6814012563
O HOMEM QUE CALCULAVA
PROFESSOR/ORIENTADOR: ANDERSON DUARTE
BELO HORIZONTE
ABRIL DE 2013
Resenha do livro “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan.
Este livro nos trás as aventuras de Beremiz Samir, um personagem dotado de muita habilidade matemática e, por muitas vezes também filosófica.
Beremiz Samir nos mostra diversas soluções lógicas para problemas do dia-a-dia, desde cálculos simples até, operações de lógica mais complexa.
O livro é narrado pelo personagem secundário Hank Tade-Maiá que, após encontrar Beremiz no deserto lhe conduz a Bagdá e por lá se tornam amigos e companheiros de aventuras.
Samir deixa Hank Tade-Maiá fascinado ao encontrarem em seu caminho três irmãos que discutiam a respeito da divisão de uma herança de camelos a qual, não chegavam a um acordo, Beremiz resolve a divisão com muita astúcia e lógica que impressiona a todos.
Samir conta a história de sua vida, de como um simples pastor de ovelhas aprendeu os preceitos da matemática com seu mestre Nhô-Elin. Ele conta que, contando ovelhas no dia-a-dia com instruções do seu mestre foi desenvolvendo a habilidade de calcular qualquer quantidade a partir da observação e do emprego da lógica. Ele passou a ser capaz de contar qualquer ciosa, desde rebanhos inteiros até, o número de folhas de uma árvore. Ele era capaz de contar até mesmo o número de pássaros que sobrevoassem sua cabeça, ou seja, cálculos que para nós parecem impossíveis para ele não passavam de entretenimento.
Toda a narrativa do livro se dá em torno das proezas matemática de Beremiz que, se baseiam em costumes e tradições árabes. No fim Beremiz se casa com Telassim, sua aluna de matemática.
O que esse livro nos apresenta também é uma explanação muito simples de que a matemática não é algo assim tão assustador. Ao