o homem que calculava dissertação
Engenharia de Controle e Automação 1° Período Matutino
Professor: Anderson Duarte
Resenha do livro “O Homem que Calculava”
O livro “O homem que Calculava” conta a historia de uma das viagens do personagem Malba Tahan, a qual encontra um viajante chamado Beremiz Samir , nascido na aldeia de Khoi (Pérsia), o qual possui grandes habilidades com contas e cálculos, e demonstra essas habilidades desde novo, em seu primeiro emprego como pastor de ovelhas, contando rapidamente o rebanho, depois ele aperfeiçoa seus talentos contando grupo de pássaros e número de abelhas de um enxame.
Utilizando operações matemáticas simples para descobrir a quantidade de folhas de uma arvore, Beremiz é convencido a ser acompanhante de Malba Tahan em sua viagem a Bagdá, pois , devido a sua grande aptidão como calculista, este poderia adquirir riquezas inestimáveis ,trabalhando como tesoureiro do governo ou outras grandes profissões .
Os dois viajantes partem rumo á Bagdá e, nesta viagem, encontram vários desafios para o homem que calculava. O primeiro desafio acontece pouco tempo após o inicio da viagem, quando Tahan e Samir encontram três irmãos que recebem 35 camelos de herança, contudo alguns desafios da divisão a serem enfrentados. No final o calculista consegue dividir todos os camelos da herança,sendo que todos os imãos lucram com a divisão e os viajantes ainda ganharam um dos camelos.
Após três dias do primeiro desafio acontece outro em que um viajante muito rico foi saqueado por beduínos persas no deserto e sua caravana morta. Este viajante pedia algo para comer , sendo que pagaria assim que chegasse a seu destino , oferecendo oito moedas de ouro por cada pão concedido, após diversas teorias matemáticas , Beremiz Samir prova que deveria receber uma quantidade bastante superior de moedas, mas alegando ser contra leis de Deus , repartem igualmente as moedas entre os dois viajantes. Chegando a Bagdá , e