Filosofia jit
-produção sem estoque
-eliminação de desperdícios;
-manufatura de fluxo contínuo;
-esforço contínuo na resolução de problemas;
-melhoria contínua dos processos;
-redução dos tempos de preparação;
-padronização das operações;
-reorganização dos layouts da fábrica;
-utilização de uma força de trabalho altamente capacitada.
Esses pontos foram desenvolvidos como forma de reduzir os estoques, tão utilizados para transpor os problemas causados pela descontinuidade do processo produtivo.
Em termos de conciliação entre produção e demanda, podemos concluir que os princípios básicos da Filosofia JIT é atender de forma rápida e flexível á variada demanda do mercado, produzindo normalmente em lotes de pequena dimensão.
2-Sistema de empurrar:
O sistema de empurrar ´´empurra´´ a produção,desde a compra de matérias-primas e componentes até os estoques de produtos acabados.
Esse processo produz somente as peças retiradas pelo processo subsequente, e assim, cada estágio de fabricação retira as peças necessárias dos processos anteriores ao longo da linha.
O sistema de puxar:
O sistema de puxar consiste em puxar a produção dos componentes por meio de todos os estágios do processo produtivo, ou seja, parte-se da demanda dos produtos acabados, seguindo o raciocínio de que os processos que estão na ponta final do processo de produção dispara a execução de seu processo antecedente, e assim por diante.
Esse processo retira as peças necessárias do processo precedente, iniciando o ciclo na linha de montagem final, pois é lá que chega a informação com exatidão de tempo e quantidades necessárias de peças para satisfazer a demanda.
O sistema JIT utiliza o sistema de puxar.
3-O Sistema Kanban é um sistema de informação por meio do qual um posto de trabalho informa sua necessidade de mais peças para a sessão precedente, iniciando o processo de fabricação entre estações de trabalho apenas quando houver necessidade de