O fim do mundo
LICENCIATURA EM HISTORIA
NOME DO(S) AUTOR(ES, AS): ISAAC SOUZA SILVA, JOAO ALBERTO SILVA GOMES, LEIDIANE AZEVEDO E VIVIANE NOGUEIRA GUIMARÃES
O FIM OU O RECOMEÇO
ITAPETINGA- BA
2012
NOME DO(S) AUTOR(ES, AS): ISAAC SOUZA SILVA, JOAO ALBERTO SILVA GOMES, LEIDIANE AZEVEDO E VIVIANE NOGUEIRA GUIMARÃES
O FIM OU O RECOMEÇO
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Historia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdisciplinares.
ITAPETINGA- BA
2012
O FIM OU O RECOMEÇO
Existem varias maneiras de cada autor escrever determinado assunto alguns fazem isso de uma forma mais clara fazendo com que os alunos tenham um melhor entendimento dos conteúdos outros trazem uma abordagem mais complexa trazendo uma serie de dificuldades para os alunos estarem assimilando melhor o conteúdo mesmo o professor trazendo todo um planejamento bem elaborado para o desenvolvimento do tema na sala de aula.
A seguir será apresentada uma analise de três diferentes livros da mesma série, o mesmo conteúdo, mas com a abordagem de diferentes autores em relação à Queda do Império Romano.
Nos livros analisados tratam a crise do Império Romano como o Baixo Império trazendo a instabilidade politica como uma das principais causas da crise do Império Romano, mas é no livro de Vicentino e Dorigo (2011) traz uma explicação mais detalhada acerca do tema, trazendo um esquema explicando como se deu a decadência do Império Romano. Inicio da crise do Baixo Império segundo os autores foram o fim da expansão territorial, diminuição do número de escravos, êxodo urbano, as invasões dos povos bárbaros e faz uma importante argumentação sobre o crescimento do Cristianismo, segundo Vicentino e Dorigo (2011, pg. 150, Historia Geral e do Brasil) relatam que:
A nova religião passou a ter um