A filosofia JIT
Segundo a logística JIT a união entre as empresas e seus fornecedores deve ser forte e duradoura. Com o crescente uso de subcontratados e fornecedores no lugar da produção vertical integrada, se faz necessário um aumento de responsabilidades entre ambas as partes no projeto, manufatura e transporte dos produtos para o atendimento das metas preestabelecidas.
Com isso, o relacionamento entre as empresas está baseado em se obter a máxima vantagem no curto prazo, sem benefícios para a cadeia produtiva e, em especial, para os clientes finais que em última análise são os que pagam os custos de toda a cadeia. As principais características desse relacionamento onde não existe confiança mútua e cooperação na solução de problemas são: múltiplos fornecedores: o uso de várias fontes de fornecimento como forma de prevenir-se contra problemas futuros de desempenho de entregas (quantidade e prazo), má qualidade, greves, aumentos abusivos de preços etc.
emprego do processo de concorrência: a escolha do fornecedor é feita em cima de táticas adversárias de negociação com ênfase no preço cotado, estimulando o atrito entre as partes, o que pode levar a uma perda de qualidade do produto pois o fornecedor não investe mais na qualidade do produto.
excessivas atividades de controle nas operações de fornecimento: como não existe confiança nos fornecedores, uma entrega convencional de materiais passa por mais de dez atividades de recepção e inspeção da documentação e da carga antes de chegar até o usuário final, encarecendo e dificultando o processo de reposição;
uso de estoques altos: em