Resenha Hanna Arendt
SERA QUE A POLÍTICA AINDA TEM DE ALGUM MODO UM SENTIDO?
“HANNA ARENDT”
MARINGÁ, 06 DE ABRIL DE 2015.
Discentes:
Rosane Candida Gomes, Janaina Renata Barros, João Paulo Souza e Peterson Alves Castelhani.
Trabalho entregue ao docente
Caio Ramiro pelos discentes do primeiro ano do curso de Direito da
Faculdade Cidade Verde
Na data de 06/04/15.
MARINGÁ, 06 DE ABRIL DE 2015.
Resenha: Será que política tem de algum modo um sentido;
Conforme vimos no texto da autora Hanna Arendt, há um evidente conflito entre o conceito de política e liberdade, diferente na antiguidade onde ambos “caminhavam” juntos, conforme os tempos isso foi se modificando.
A Política surgiu com sentido de liberdade, com princípios democráticos, mais veio ganhando outra forma com o passar do tempo, perdendo totalmente seu sentido e se corrompendo atrás de experiências totalitárias. Assim o homem se tornou um ser politizado, deixando de viver conforme sua vontade, para viver a base de regras para o convívio em sociedade, ou seja para o bem maior.
Cita a autora, que desastres ocorrido nesse âmbito foi o que ocasionou essa total separação em tempos atuais, desastres que ainda ocorrem, é preocupante e desesperador, assim passamos a discutir a reforma política atrás e apenas de um “milagre”.
Quando Hanna fala do possível milagre, não é em sentido religioso, mais sim em um sentido figurado, ou seja, uma esperança para uma reforma política.
A autora diz que teria se a chance de um novo início, onde frisa que, quando um ser humano nasce há uma chance de um novo início, pois o mesmo já é inserido em um mundo onde já se encontra corrompido. Para isso teria que sair do meio político, agindo de forma que possa tornar esse “milagre” possível.
E ainda ressalta que nos encontramos em uma linha sem saída, por que esse milagre tem que vir de dentro pra fora, ou seja, de dentro da esfera política, mas a partir do momento que o