Terceiro Experimento Qu Mica Experimental
SUMÁRIO
Introdução
Objetivos
Materiais Utilizados
Procedimento
Resultados
Análise e Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A gasolina é o derivado de petróleo mais popular em nosso país, onde o seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos devido o crescimento automobilístico, é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos líquidos voláteis e inflamáveis. Aliada a ela, existe o etanol, que tem tido sucesso devido a suas vantagens se comparado a outros combustíveis, como o fato de ser renovável,limpo e autossustentável. Também conhecido como álcool etílico ou, simplesmente, álcool, é uma substância orgânica obtida através da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.
Segundo um levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a adulteração de álcool etílico anidro e do álcool etílico hidratado (álcool combustível) cresceu 85% nos três primeiros meses de 2002, tendo um índice de inconformidade com as especificações legais de quase duas vezes e meia maior que o da gasolina. A adulteração do etanol, normalmente, é feita a partir da adição de água ou de metanol, diferenciando da gasolina que é adulterada com solventes.
Quando puro e com temperatura próximo dos 25ºC, o etanol possui uma densidade de 0,789 g/cm³. Os valores mudam dependendo da mistura e da temperatura em que ele está submetido, sendo que o álcool combustível possui densidade que varia de 0,82 a 0,88 g/cm³. Com isso, o etanol é um pouco mais denso que a gasolina, cuja densidade varia entre 0,72 e 0,76g/cm³, porém, é menos denso que a água, que possui valor médio de 1 g/cm³.
Por definição, a densidade(também conhecida como massa volumétrica) é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume.
De acordo com o Sistemas Internacional de Unidades sua grandeza é dada em quilograma por metro cúbico (kg/m³), no entanto, é comumente expressa por grama