resenha Ford
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: FRANCICLEUDO
ALUNA: FRANCISCA NÚBIA TOMÉ
HENRY FORD
Ford nasceu em Detroit, e era descendente de belgas e irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda de seu pai, quando ele consertava as máquinas de transporte. A partir daí, pensou na necessidade de substituir o trabalho manual por máquinas.
Quando a sua mãe morreu, Ford, que já tinha alguma fama como reparador de relógios, foi trabalhar como operador de máquinas nas empresas Detroit Dry Dock Co e James F. Fowler & Bros. Mas voltou à fazenda da família para atuar como operador de máquinas, desta vez, trabalhando para a Westinghouse, onde entrou definitivamente aos 19 anos e construiu um motor à gasolina.
Ford foi um grande inventor, é responsável por 161 patentes. A linha de montagem conhecida como Fordismo, revolucionou a indústria e influenciou a ciência da administração, o que acelerou a produção de carros. Além disso, ele instituiu altos salários para os seus funcionários. Criou também o sistema de franquias, com várias empresas filiais espalhadas por todo o país e em vários continentes.
Sua empresa, a Ford Motor Company foi fundada depois de gerenciar a sua primeira empresa, atuando como engenheiro chefe, mas com a idéia fixa de produção de massa, o que não foi aceito junto a outros diretores. Empreendeu solitariamente a ideia e, como consequência, teve grande sucesso na invenção do carro 999, com a ajuda do projetista Barney Coldfield.
Henry Ford Foi o inventor do Ford Modelo T ,um modelo econômico, que possuía inovações no motor e suspensões que usavam duas molas semi elípticas, e bastante fácil de dirigir . A direção passou a ser do lado esquerdo, o que ficou sendo copiado por outros fabricantes. Com a concorrência, esse modelo passou a ser substituído pelo Ford Modelo A, com novo modelo e tecnologia.
Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e