Resenha: Fordismo - Henry Ford
Curso: Administração (Noite) 2º Período – Registro-DV 454655
Ano - 2012
Disciplina: Teoria da Administração
Professor: Nelio Oliveira
Atividade - (Resenha) - Tema: Fordismo
“Prometo dignificar minha profissão objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Juramento do Administrador.
Resenha: Fordismo - Henry Ford
HARVEY, David.Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as Origens damudança Cultural.6° Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. Cap. 8, p. 121 - 134.
Taylorismo e fordismo na indústria paulista: o empresariado e os projetos de organização racional do trabalho, 1920 – 1940. Por Augusto Zanetti,João Tristan Vargas
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a