quetão social
Turma: 3136
Curso: Serviço Social
Matricula: 201307292704
Disciplina: Fundamentos das ciências sociais1) Qual processo de mudança radicaliza a questão social?
R: Imprimem um ritmo particular ao processo de mudanças em que tanto o novo quanto o velho alteram-se em direções contrapostas: a modernidade das forças produtivas do trabalho social convive com padrões retrógrados nas relações no trabalho, radicalizando a questão social.
2) Como a economia brasileira relaciona-se com a expansão monopolista?
R: Segundo a forma típica que assume na periferia dos centros mundiais. As grandes corporações, operando diretamente ou por meio de filiais, surgem aqui quase simultaneamente ao seu aparecimento nas economias centrais.
3) Qual a consequência do amplo uso de instrumentos coercitivo por parte do estado?
R: Restringiu a participação política e o exercício da cidadania para os setores majoritários da população.
4) Para qual direção o capital está canalizado?
R: É canalizado para o setor financeiro, favorecendo um crescimento especulativo da economia.
5) Como foi construída a cidadania no Brasil?
R: Distinta da cidadania tal como construída nos países europeus, aqui prevaleceram às relações de favor e de dependência. Essa formação política, aliada aos efeitos “modernos do grande capital, tem resultado em um encolhimento dos espaços públicos e um alargamento dos espaços privados, em que a classe dominante faz do Estado o seu instrumento econômico privado por excelência”.
6) Por que há um agravamento da questão social?
R: Os investimentos especulativos são favorecidos em detrimento da produção, o que se encontra na raiz da redução dos níveis da emprego, do agravamento da questão social e da regressão das políticas.
7) Como metamorfoseia-se a velha questão social?
R: Assumindo novas roupagens. Ela evidencia hoje a imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social e as relações sociais