Mudanças climáticas e seus fatores na agricultura
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS FATORES INFLUENCIADORES À AGRICULTURA
Mudanças Climáticas e seus fatores influenciadores à Agricultura
Bárbara Fonseca
Caio Chaves
Camila Rocha
Hosana Oliveira
Leonardo Bertoqui
Maria de Fátima
Verônica Martins
Waleska Monteiro
Resumo
Neste trabalho descrevemos como as mudanças climáticas afetam a agricultura do Brasil, com o foco em três tipos de produção: soja, café e cana-de-açúcar, produções agrícolas que influenciam e economia do Brasil.
Palavras-chave: Mudança climática, microclima, agricultura, tecnologia.
Introdução
Mudanças Climáticas são alterações ocorrentes no clima (temperatura, umidade, chuvas, ventos, etc.) que são verificadas através de registros científicos. Elas são provocadas através de fenômenos naturais ou por ações humanas, causando grandes impactos negativos ao mundo, como por exemplo, o aquecimento global afetando diretamente a agricultura. Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, agricultura é “ato de cultivar os campos, com vistas à produção de vegetais úteis ao homem; lavoura”. Unindo técnicas aplicadas ao solo para o cultivo de vegetais, a agricultura é de suma importância para o homem, tendo em vista que é a origem de todo seu alimento e sustento. Existem dois tipos de agricultura: a de subsistência – com o objetivo de sustentar os trabalhadores envolvidos na produção, e suas famílias, e gerar uma produção excedente para a comercialização; e a comercial – com o objetivo de exportação e comércio interno, com utilização de maquinário e tecnologias com a finalidade de aumentar a produção.
Dentre os fatores naturais, o clima é o que exerce maior impacto na agricultura, pois esta depende de fatores climáticos para sua atividade, e a mudança nesses fatores pode afetar a produção agrícola como também o cenário fitossanitario e os recursos hídricos.