RESENHA FILME COM MÉRITO
Andreza dos Santos Gomes
1º Período C
Psicologia I : A pessoa e o Direito
Anápolis – Go
2012
Análise do Filme: Com Mérito
Dos quatro colegas que dividiam o apartamento, apenas dois deles, pareceram inicialmente se preocupar com o mendigo Simon, que eram Everetty e Courtney, estes não se mostraram relutantes em ajudar Simon, apenas não o ajudaram no começo, por causa dos outros que viviam na casa.
O que se vê é que mais uma vez as aparências enganam, pois quem via o mendigo Simon, com seu jeito grosseiro e ás vezes reservado, jamais imaginaria o quão adorável, engraçado, inteligente e amigo ele poderia ser.
O colega de quarto que queria se formar em medicina, mostrou-se durante todo o filme, incapaz de sentir qualquer afeto pelo mendigo, demonstrava sentir nojo e aversão em relação a Simon, sendo que ele deveria portar-se diferente já que pretendia seguir uma profissão que designa-se a ajudar ao outro. Só existirá uma mudança no comportamento dele, quando Simon, em uma conversa diz a ele que o que causa nele tanta aversão é que lá no fundo ele é o que Simon é por fora. Então ele começará a se importar mais com Simon e a ver as coisas de um jeito diferente.
Monty, tinha de certa forma a mesma visão que o professor Pitkannan, tanto acerca do que estudava , quanto em relação às pessoas. Monty desprezava Simon, e começou a ajudá-lo somente por causa de sua tese, só porque ele precisava da tese. Ele não enxergava Simon como homem, como um ser humano, para ele, o que importava era recuperar sua tese e nada mais. Depois de um certo tempo, ao conhecer melhor Simon, ele passa a gostar dele e a ver como ele sofre, começa a sentir pena e vontade de ajudar, eles criam uma amizade verdadeira e então Simon ensina a Monty muitas coisas que ele jamais aprenderia na faculdade, inclusive a ver que ás vezes quem está do lado de fora, pode enxergar uma situação melhor do que, quem