resenha jornalística
Resenha Jornalística
Definição de resenha: Estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele.
No jornalismo a notícia que sintetiza fatos similares e fundamentais para compreender determinado período ou qualquer acontecimento da realidade; a notícia que dá detalhes de um fato e o observa de diversos prismas; prestação de serviço um texto em forma de síntese sobre um determinado fato ou produto da indústria cultural(livro, filme, peças teatrais, exposições, shows, etc)
(uma síntese não é um mero resumo, tem que ter posicionamento.)
Características com o objetivo de divulgar objetos de consumo cultural, o texto traz informações efêmeras
-
Tipos de resenha
Descritiva: sem nenhum julgamento ou apreciação do autor. O texto limita-se a resumir o conteúdo de um livro, filme, etc sem qualquer crítica ou julgamento de valor. É um texto informativo.
Crítica: pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico do autor. Além de resumir, há uma avaliação, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se de um texto de informação e de opinião.
(o texto começa sempre do zero. o leitor não tem a obrigação de saber do que estamos escrevendo. quem? o que? aonde? como? por que?)
Resenha descritiva: pode-se fazer uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão de capítulos, assunto dos capítulos, índice, etc.). Se a obra for estrangeira, informar ainda a língua da versão original e o nome do tradutor. os dados da referência bibliográfica podem ser destacados do texto em um “box”.
Resenha crítica: deverá embutir a opinião sobre a obra, juntamente com o resumo. a resenha crítica não deve ser vista ou elaborada como um resumo a que se acrescenta, ao final, uma avaliação ou crítica. O texto deve resultar ÷em uma conversa entre o resumo e a voz