Resenha etica e moral
RESENHA
O artigo sobre ética e moral o autor faz uma introdução sobre as questões éticas e morais no período antes da era cristã na Grécia onde as concepções sobre o ajuizamento ético têm evoluído ao longo da historia da humanidade.
Na Grécia antiga os filósofos entendiam que ética e moral era o equilíbrio entre a natureza e o homem.
Nos dias de hoje o autor mostra a necessidade de novos parâmetros mais objetivos acerca do que é eticamente plausível ou do que é posto como politicamente correto.
Apenas o ser humano é constituído como ser ético por causa do uso da razão, capacidade, liberdade e consciência dos seus próprios atos, envolvendo a si mesmo, o outro e a sociedade. Porem o agir ético é também pautado pela autonomia da vontade, o respeito à integralidade, à pluralidade, e a alteridade.
Neste contexto a ética envolvem o individual extensivo ao coletivo, onde é afetado pelos aspectos políticos, econômicos e cultural.
A ética e a moral é individual cada pessoa tem a sua, a qual se baseia em princípios, valores e sentimentos que cada um trás dentro de si mesmo de acordo com seus ensinamentos, através dos costumes familiares, cultural, políticos e social. Ou seja, o meio em que vive sendo assim cada individuo faz sua própria escolha é possível se aproximar ou distanciar dos valores éticos de outra pessoa.
Sobre a concepção do que é moral o autor retrata que é uma pratica real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecido, onde uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados, por conveniências, convicções, mais não necessariamente por ética.
O autor narra que no entendimento de Tocantins, Silva e Passos que a ética sempre irá refletir- se ao valor da ação humana, onde à ação de um ser consciente, racional e com liberdade de optar por este ou aquele valor para fundamentar o seu agir em determinadas situações da vida.
Para a mesma autora a moral é