Resenha de ética e moral
REFERÊNCIAS
A) ARRUDA, Maria Cecília Coutinho De. A contribuição dos códigos de ética profissional às organizações brasileiras. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 35-47, abr. 2005.
B) MURGEL, Deborah Orsi; SILVA, João da Cruz Oliveira da NEVES, José Manoel Souza das. A ética nos negócios como diferencial competitivo. In: XXVI ENEGEP, 9 a 11, 2006. Fortaleza, CE. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR550371_8093.pdf Acesso em: mar. 2013.
C) ALENCASTRO, Mario Sérgio Cunha. Ética empresarial na prática - liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Ibpex, 2010. Cap. 4. p.128-146. D) FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. Texto de discussão. Instituto de Economia/UNICAMP, Campinas, n. 198, Nov, 2011. Disponível em: www.eco.unicamp.br/index.php/textos .
2)
1)Problema abordado pelo autor ou tema central do texto.
2) Objetivos do autor com o texto.
3) Metodologia utilizada pelo autor para a apresentação das idéias do texto.
4) Ideias centrais do texto.
5) Principais conclusões do autor.
6) Análise crítica das ideias do autor, considerando a sua visão sobre o tema abordado.
A)
A sociedade moderna exige em sua complexidade que os profissionais sejam cada vez mais especializados, esta especialização garante a profissionalização que constitui a ética profissional. As empresas não podem tratar seus empregados como recursos ou capital por serem seres humanos têm direitos e deveres que constam em seu contrato de trabalho, quando as organizações saíram e se instalaram em diversos países com culturas diferentes viu-se a necessidade da criação de códigos de ética profissional que regula as relações pessoais e interpessoais dentro de uma organização. Sendo assim a compreensão de como as empresas podem se beneficiar com a preocupação ética dos seus empregados é o objetivo do texto.
Para realização da pesquisa o autor fez consultas aos