Ética e moral - resenha do capítulo 3
Disciplina: Cidadania Prof.ª: Júlia
SÍNTESE
Síntese do capítulo 3 do livro Ética e Moral – A busca dos fundamentos.
BOFF, Leonardo. Ética e Moral – A busca dos fundamentos. 2ª. Ed. Vozes, São Paulo, 2003.
O neoliberalismo acaba com o bem comum e social, pois ele é o pior efeito do capitalismo globalizado. Como a sociedade continua se formando através da participação e cooperação de todos, cria-se o bem comum, porém devido a política, não se tem mais liberdade de cidadão e sim do mercado.
O bem comum vira bem particular e a cooperação vira competitividade.
Com os valores de cooperação e participação negados, não se tem mais garantia social de direitos, surgindo então o individualismo e guerra por sobrevivência. Isso por que o neoliberalismo não se preocupa com essas questões sociais e sim interesses políticos, cujo lema é a sociedade perder e o mercado ganhar, obter lucros, impor o poder e aumentar o capital financeiro e o domínio sobre determinadas regiões, pois este regula e resolve tudo, e faz com que prevaleça a imposição de idéias e métodos capitalistas, que na maioria das vezes são contrárias ao bem estar social da população, ocorrendo de forma crescente o empobrecimento mundial.
Mas o que seria essa preocupação com o bem-comum? Que preocupação seria essa com os outros a nossa volta? Segundo o plano infra estrutural a definição de bem comum é que todos devem ter acesso aos bens básicos como: moradia, saúde, educação, segurança, o respeito mútuo, a convivência pacífica. Tais características perderam seu valor, e se não forem resgatados dificilmente a comunidade humana se manterá e terá um futuro digno. É muito importante para o nosso futuro e de nossos filhos, que possamos viver numa sociedade onde as pessoas vivam em harmonia e em boas condições sociais, ou seja, devemos agora começar a reconstruir um presente digno para que nossas futuras gerações vivam num ambiente povoado por pessoas