Teorias Modernas sobre Cultura
A tarefa da antropologia tem sido a reconstrução do conceito de cultura, que foi fragmentado por várias reformulações.
Baseado no artigo "Theories of Culture" de Roger Keesing. Primeiramente Keesing refere-se às teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo
1. Culturas são sistemas que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos.
2. Mudança cultural é primariamente um processo de adaptação equivalente à seleção natural.
3. A tecnologia, a economia de subsistência e os elementos da organização social diretamente ligada à produção constituem o domínio mais adaptativo da cultura.
4. Os componentes ideológicos dos sistemas culturais podem ter consequências adaptativas no controle da população, da subsistência, da manutenção do ecossistema etc.
Em segundo lugar, refere-se às teorias idealistas de cultura, subdividida em três diferentes abordagens
1. Cultura é um sistema de conhecimento: "consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade."
2. Considera a cultura como sistemas estruturais: "que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana."
3. A última das três abordagens, entre as teorias idealistas, é a que considerava a cultura como sistemas simbólicos
Em relação as teorias de Clifford Geertz e David Schneider chegamos a um consenso de que "uma criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Essa amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela vai crescer."
Exemplo na arquitetura Le Corbusier
Chegamos ao entendimento que a discussão sobre a cultura ainda não terminou, e provavelmente nunca terminará: "pois uma compreensão exata do conceito de cultura significa a compreensão da própria natureza humana, tema perene da incansável reflexão humana."
Um exemplo