Resenha - Entre os muros da escola
APONTAR QUESTÕES PEDAGÓGICAS DO FILME...
O filme se passa dentro de uma escola na periferia de Paris, mostrando principalmente a turma de 7ª série e seu relacionamento com o professor de língua francesa, François. E retrata, de uma maneira geral, os conflitos existentes na escola entre: alunos; professores e alunos; a coordenação e os alunos e a coordenação e os professores.
Os alunos vêm de nacionalidades diferentes, na mesma turma existem parisienses, imigrantes asiáticos e alguns advindos de países da África e este acaba sendo um dos motivos gerador de conflitos em sala de aula. Muitos conflitos ocorrem, também, devido ao comportamento desinteressado e às vezes desrespeitoso de alguns alunos aliado a postura autoritária dos professores e da direção.
Apesar dos professores daquela escola manterem um estilo bastante tradicional de ministrar suas aulas, o professor de língua francesa, François, tenta interagir pedindo que seus alunos façam um auto retrato, atividade essa que dá um bom resultado e faz com que os alunos se interessem um pouco mais. Mas algum tempo depois é feito um conselho entre os professores, com a presença de duas alunas da 7ª série e devido elas se portarem de maneira imatura durante e após o conselho acabam causando um grande conflito em sala, envolvendo todos os alunos e o professor François. Os alunos foram inconvenientes e fizeram o professor, que como todo ser humano comete erros, chegar ao seu limite. E devido a este incidente um dos alunos envolvidos vai a conselho para que os professores decidam sobre seu futuro. Os professores e a coordenação da escola agem, como na maioria das vezes, de maneira rígida e opta por expulsar o garoto.
Apesar do professor François propor uma atividade para melhorar sua relação com a turma e tentar ser o mediador entre a turma e os outros professores, a classe acaba não o reconhecendo como bom professor ou ao menos não elegendo a