Ambiente de negocios no Brasil
As mudanças políticas e econômicas A economia brasileira, vive um quadro de baixo crescimento e inflação acima do estabelecido pelo próprio governo, e a tendência é uma elevação da inflação neste ano. Precisamos diminuir os juros, aumentar o superávit primário, reduzir gastos correntes e reduzir essa pressão que a inflação exerce sobre tudo. Mas dificilmente o país vai conseguir combinar crescimento econômico e inflação controlada. A mudança no cenário inflacionário pelo BC até elevou expectativas sobre o futuro da política monetária. Mas muitos economistas ainda acham que a taxa Selic encerrará este ano à 11,25%. E há quem espere que o Banco Central suba a Selic ainda mais, por conta da a inflação. Outro fator, a queda das exportações e o recuo nas vendas externas de produtos semimanufaturados e manufaturados.
No mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias trazem sérios problemas à dois fatores:
- a questão da continuidade: é afetada as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; o governo não está gerindo a economia do país de forma que estimule um bom ambiente para o mercado e os negócios, o que com certeza compromete a sobrevivência, ou seja, a continuidade das empresas;- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas perdem valor.No universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias forçam mudanças de critérios e de técnicas de escrituração. Por exemplo, a incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, e as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e