Ambiente de negocios do Brasil
Fazer negócios no Brasil não é para principiantes: burocracia e altos impostos são apenas algumas das dificuldades. Apesar disso, o país tem uma cena empreendedora forte e que serve de exemplo para todo o mundo.
O novo ambiente de negócios é fortemente competitivo e exige, das sociedades e das empresas, um esforço permanente no sentido de adaptar seu planejamento estratégico para o quadro extremamente volátil que caracteriza o processo de globalização em nossos dias. Trata-se de uma situação especial, uma vez que simultaneamente existem muitas oportunidades, ao mesmo tempo em que as ameaças crescem com a expansão do alcance dos mercados.
Mas em comparação a outros países, o Brasil ainda está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negócios. Comparado com outros países, nós temos que melhorar a qualidade da informação, acrescentando prazo e a visão de processo como um todo.
Ainda, um outro grande problema do Brasil, é a burocracia que com seus altos níveis, emperram o ambiente de negócios no Brasil e está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Quando se compara a realidade brasileira com a de outros países, ainda estamos muito atrasados, para demonstrar isso, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) publicou um estudo que chamou de “Melhorando o Ambiente de Negócios no Brasil: Ações para Reduzir a Burocracia”, onde mostra os aspectos sobre informações, prazos e conteúdos. No Brasil, a informação ainda é fragmentada e falta prazo quanto ao estágio em que se acha o processo. O conteúdo disponibilizado não é suficiente para que o País seja transparente e reduza a burocracia. E, os resultados colocam o Brasil em posição desvantajosa frente aos 19 países abrangidos pela pesquisa.
Mudanças políticas e econômicas: No mundo dos negócios,