Hidrografia
1º) Apresente as principais característica da transposição do Rio São Francisco.
- A sua transposição tem inicio no estado de Pernambuco e levará água para os estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, através de dois eixos, Norte e Leste.
- O Eixo Norte do projeto, que levará água para os sertões de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, terá 400 km de extensão alimentando 4 rios, três sub-bacias do São Francisco (Brígida, Terra Nova e Pajeú) e mais dois açudes: Entre Montes e Chapéu.
- O Eixo Leste abastecerá parte do sertão e as regiões do agreste de Pernambuco e da Paraíba com 220 km aproximadamente até o Rio Paraíba, depois de passar nas bacias do Pajeú, Moxotó e da região agreste de Pernambuco.
- O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (equivalente a 1,4% da vazão da barragem de Sobradinho)
2º) Apresente 5 aspectos positivos e 5 negativos desta integração de bacias.
Positivos:
-Geração de empregos e renda durante a implantação; -Dinamização da economia regional; -Aumento da oferta e da garantia hídrica;
-Abastecimento de água das populações rurais; -Redução da exposição da população a situações emergenciais de seca.
Negativos:
-Perda e fragmentação de áreas de vegetação nativa e de habitats de fauna terrestre;
-Redução da geração de energia elétrica;
-Depleção da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras e introdução de espécies de peixes potencialmente daninhas ao homem;
-Elevado custo da água para o destinatário;
-Elevado índice de evaporação.
3º) Quais os argumentos do governo para a implantação das usina hidrelétricas Santo Antonio, Jirau e Belo monte na região norte?
Ao defender a construção de hidrelétricas na Amazônia, o governo federal costuma citar o argumento de que essas usinas são menos poluentes e mais baratas que outras fontes energéticas capazes de substituí-las.
4º) Qual a importância da usina de Itaipu e da hidrovia