HIDROGRAFIA
CARGA HORÁRIA: 80 HORAS
HIDROGRAFIA: CONCEITO, APLICABILIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE
Apesar de a Hidrografia ser uma ciência recente, estudos sobre a água remontam ao ano 3.000 a. C., quando os antigos egípcios desenvolveram certos conhecimentos sobre as enchentes do rio Nilo. Em 350 a. C., há indícios, na Índia, de medições da precipitação pluvial. Na Renascença, Leonardo da Vinci e outros começaram a desenvolver a ideia geral sobre o ciclo hidrológico.
Porém, o homem só começou a compreender a distribuição e a movimentação da água, na natureza, no século XVII e XVIII a partir de estudos feitos por Pierre Perrault, Edmé Mariotte e Edmund Halley, sobre as relações entre as precipitações de chuva e neve e as vazões dos rios.
Isso representou uma revolução no pensamento da época, porque, até então, acreditava-se que a água dos rios vinha do centro da Terra.
As idéias novas veiculadas a partir das pesquisas de Perrault, Marriotte e Halley, começaram a tomar vulto e a gerar outras pesquisas que acabaram por estabelecer os fundamentos das ciências Hidrografia e Hidrologia, no final do século XIX.
A Hidrologia é a ciência que estuda a movimentação, as características , a distribuição da água no planeta e os processos ligados à água. Os hidrólogos estudam as propriedades físicas e químicas da água, o ciclo hidrológico, as fontes de água para abastecimento, incluindo a água do subsolo; fazem previsão e controle de inundações, desenvolvem estudos para evitar ou reduzir a poluição da água, estudam os efeitos da poluição à medida que esta afeta o abastecimento, a saúde humana e o ciclo hidrológico, e outros estudos fundamentais para a sociedade humana.
A Hidrografia é o ramo da Geografia Física que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas oceânicas e as águas subterrâneas, a distribuição, a movimentação, as características e a interação com a morfogênese, com o clima, com a litologia, com a pedogênese