Resenha Entre os muros da escola
Pedagogia 6
Resenha Filme: Entre os muros da escola
O filme entre os muros da escola retrata a história de uma escola pública de periferia de Paris, com uma turma de alunos adolescentes de 13 á 15 anos de idade.
Na maior parte do filme as aulas são ministradas pelo professor François Marin, que é responsável pela matéria de língua francesa.
Ao longo do filme o professor mostra-se preocupado e dedicado com a turma, porém os alunos demonstram bastante resistência nas aulas do professor.
A turma apresenta diferenças sociais e culturais e muita indisciplina o que acaba gerando diversos conflitos na relação professor – aluno.
Pode se dizer que um dos desafios do professor François era lhe dar com os alunos e fazer com que eles se interessassem em suas aulas e no conteúdo. Esta era uma tarefa árdua não só por François mas também pelos seus outros colegas educadores que acabaram buscando apoio mútuo quando o assunto se tratava em fazer com que os alunos aprendessem o conteúdo abordado ao longo no ano letivo.
Ao longo do filme podemos perceber a diferença de comportamento do professor em suas aulas.
A turma era formada por alunos extremamente desinteressados. O professor muitas vezes acaba sendo rigoroso com a turma mas o máximo que conseguiu foi entrar em conflito com os seus alunos.
No filme Escritores da liberdade a educadora Miss G. interpretada por Hilary Swank se depara com uma situação similar do professor François ao ministrar aulas para uma turma de adolescentes indisciplinados.
Miss G também era uma profissional dedicada e empenhada no seu trabalho.
Ao contrario do professor, Miss G trabalhou a indisciplina dos alunos de outra forma, não devolveu a rebeldia e a rigidez que seus alunos já traziam consigo. Miss G. obteve sucesso o que infelizmente não aconteceu com o professor François. Ela trouxe os alunos para si, entrando no universo de cada aluno e conhecendo a história de vida de cada um, abordando temas e