resenha eduardo galeano
Curso: Educação Física – Bacharelado
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Professora: Ana Lucia Matiello
Acadêmico: Vinicius Chuy Panegalli O Livro Dos Abraços – Eduardo Galeano
O Livro dos Abraços é composto por aproximadamente 191 historias e 140 páginas. Publicado em Porto Alegre no ano de 2002 pela editora L&PM. O autor do livro se chama Eduardo Galeano, nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Foi chefe do jornal época, fundou e dirigiu a revista Crisis.É autor de vários livros, traduzidos em mais de vinte línguas. Recebeu o premio Casa das Américas e Aloa. A triologia Memória do Fogo foi premiada e recebeu o American Book Award em 1989.
A história do livro nasce do resultado da caminhada do autor, na tentativa de guardar na memória o que viveu. Eduardo Galeano escreve pequenos contos que acabam em uma página ou no máximo três, não deixando a leitura cansativa. Nesses pequenos contos acaba-se conhecendo sobre o autor como pessoa que casou, teve filhos, fome de abraços, saudade da pátria e simpatia por Portinari. Galeano dá voz às histórias resgatando as coisas simples da vida.
No título celebração de bodas da razão com o coração, o autor descreve como a educação faz com que seja separada a “alma do corpo e a razão do coração”. Existe um sistema que faz com que as pessoas não ousem a perguntar, opinar. Esse sistema separa a emoção do pensamento, o sexo do amor, a vida íntima da vida pública, o passado do presente. Pois, se o passado não importa e não teve algo marcante, o presente fica adormecido sem nada para contar. O sistema, segundo o autor, enche a memória de lixo, e assim manipula-se a repetir uma historia ao invés de se fazer a própria história. Vive-se na influência do que esse sistema quer para a vida e não do que realmente deseja-se para ela, assim as tragédias se repetem.
A escolha desse capitulo foi fundamentada na opinião de que as pessoas são influênciadas por esse sistema, formado